Fique atento ao alugar um imóvel para temporada
CUIDADOS AO ALUGAR UM IMÓVEL PARA TEMPORADA
Com a chegada das férias e festas de final de ano, o mercado de #locacoesparatemporada fica bem aquecido. Mas é preciso ter alguns cuidados para o sonho não virar pesadelo. Preparamos 10 dicas para você, divididas em dois posts:
1- Desconfie dos preços muito abaixo dos concorrentes: Infelizmente nesse ramo ainda há muita fraude no Brasil e uma das estratégias de atrair clientes é trabalhar com tarifário bem abaixo do mercado. E brasileiro quando vê uma “promoção” fica cego!
2- Dê preferência a proprietário de imóveis, profissional e/ou empresa através de indicações de amigos ou familiares ou que possuem número significativo de avaliacoes na internet. Caso seja corretor, confirme se possui número de registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
3- Se a locação ocorrer a distância, e o imóvel for dentro de um condomínio, entre em contato com o mesmo e verifique a veracidade das informações;
4- Forma de pagamento: livre negociação entre as partes. Há situações em que o pagamento é 100% antecipado, só o faça de forma, se possuir boas referências sobre o locador ou se a locação estiver sendo intermediada através de empresas sérias como Airbnb ou Booking, por exemplo. O mais usual no Brasil, ainda é pagar 50% na efetivação da locação e os 50% finais no check in ou recebimento das chaves.
5- Solicite sempre fotos atualizadas: Se não conhece o imóvel ou locador, pesquise através do Google Street View se o imóvel realmente existe na localidade. E solicite referências de pessoas que já realizaram locações anteriormente desse imóvel.
6- Exiga um contrato! Ou uma autorização de hospedagem que firme obrigações e direitos entre as partes e contenha as principais informações, tais como data de check in e check out, titular / responsável pela locação, número de pessoas, restrições, multa por cancelamento e responsabilidades.
7- Inspecione o imóvel logo ao receber as chaves: ao realizar o check in ou receber as chaves e chegar no imóvel, verifique se as condições estão conforme o acordado. Se não há nenhum dano, principalmente com objetos mais caros, como televisores, ar condicionado, vidros... detectando algo irregular entre em contato imediatamente com o proprietário ou responsável pela locação.em casos de danos. O cheque ou o desbloqueio do cartão deverá ocorrer no ato da entrega das chaves.
8- Caução: Em alguma regiões é muito comum a solicitação de caução. Seja através de bloqueio no cartão de crédito ou cheque. Tal procedimento é para resguardar o proprietário ou intermediário pela locação em casos de danos. O cheque ou o desbloqueio do cartão deverá ocorrer no ato da entrega das chaves.
9- Localização do imóvel: procure saber detalhadamente sobre a localização do imóvel. Possui comércio próximo, postos de combustíveis, farmácias e supermercados? Fica próximo ao parque aquático, praia ou outros pontos turísticos de seu maior interesse? .
10- Pets: Questione se é permitida a entrada e permanência de animais de estimação e se há restrições quanto ao tamanho e raça do animal.
Observe sempre a segurança com que as informações são transmitidas, se não há contradições ou ansiedade demais em realizar o negócio. Fique sempre atento aos detalhes!
No mais, aproveite bastante o passeio! Relaxe! Curta a família e os Amigos!
E lembre-se: “ A vida foi feita para ser vivida! “
Grande abraço
Lucianne