Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

Com a finalidade de proteger as nascentes das águas termais, o parque foi criado em 1970. Localizado entre os municípios de Rio Quente e Caldas Novas, sua vista é espetacular.


Como aproveitar a natureza em Caldas Novas Goiás?

 

Estou falando de ir visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas e conhecer um pouco da fauna e flora do Cerrado. Com a finalidade de proteger as nascentes das águas termais, o parque foi criado em 1970. Localizado entre os municípios de Rio Quente e Caldas Novas e já aviso que a vista do alto é espetacular. 

Seus 123 quilômetros quadrados guardam tesouros da fauna e flora do cerrado brasileiro e abriga duas trilhas: 

A Cascatinha é considerada leve, e seus cerca de 700 metros podem ser percorridos em aproximadamente meia hora. A trilha leva a uma queda d’água de quatro metros de altura, que tem uma piscina natural onde é possível se refrescar.

A Trilha do Paredão (1,116km), por sua vez, é de dificuldade média e leva cerca de 40 min e o visitante curte a vista de um mirante, além de tomar banho na Cachoeira do Paredão, que tem um poço onde é possível nadar. 

Horário de funcionamento do parque fica aberto de terça a domingo, das 6h às 16h durante o verão e nas demais estações 8h às 17h. Visitantes pagam uma taxa de R$ 5,00 e em alguns momentos a entrada fica gratuita ou um kg de alimento não perecível. 

Para fazer as trilhas, calce sapatos adequados e confortáveis, use calças compridas e abuse do protetor solar. Também vale a pena levar um lanchinho, bastante água e uma sacola de lixo.

 

Mas como chegar na Serra de Caldas? 

O Parque Estadual da Serra de Caldas está localizado pouco km fora da cidade, 15 minutos de carro a partir do centro da cidade e a estrada até lá é toda asfaltada e segura. Também é uma ótima opção para os amantes de bike, um ótimo passeio. Aqui a dica é usar o Google Maps para não se perder, mas a localização é bem fácil e há bastante sinalização no caminho. 

 

O que pode e o que não pode fazer na Serra de Caldas? 

 que pode: 

  • – Visitação de lazer e recreação;
  • – Esportes de aventura;
  • – Turismo de aventura;
  • – Ecoturismo;
  • – Visitas educacionais/técnicas;
  • – Educação ambiental;
  • – Atividades artísticas.

 

O que não pode: 

  • – Tráfego de veículos particulares na área do Parque, exceto nos estacionamentos construídos para os visitantes;
  • – Acesso de animais domésticos (não pode levar cachorro para Serra de Caldas);
  • – Coleta de exemplares do meio biótico (animais, plantas etc) e abiótico (rochas, solo etc); 
  • – Caça e pesca;
  • – Uso do fogo;
  • – Consumo de bebida alcoólica no interior do parque;
  • – Uso de imagem da Unidade de Conservação com finalidade comercial deverá ser solicitado à Secima, com antecedência mínima de 60 dias;
  • – Já o uso de imagem com finalidade científica, educativa ou cultural é permitido.



Qual a melhor época para se visitar a Serra de Caldas? 

As cachoeiras do Parque Estadual da Serra de Caldas sofrem influência direta do volume de chuvas logo em alguns meses do ano as águas chegam a ficar muito baixas o que não favorece aquele banho de cachoeira. Mas mesmo nos meses de seca, ainda sim vale a pena visitar a Serra de Caldas para fazer trilhas em meio ao cerrado e curta toda a natureza do local. 

Agora se seu objetivo é tomar um banho de cachoeira então opte por visitar o parque nos meses finais de chuva e alguns meses seguintes. Logo os melhores meses para se visitar a Serra de Caldas são dezembro, janeiro, fevereiro, março e em alguns anos até junho é possível tomar um bom banho de cachoeira. Mas lembrando que isso depende muito do volume de chuva de cada ano e das variações climáticas, portanto uma dica boa é seguir o perfil da Serra de Caldas e perguntar antes para não ter nenhuma surpresa. 

 

Instagram Serra de Caldas:  @serra_de_caldas_novas_pescan

 WhatsApp da Serra de Caldas: (62) 9 9945-6887




#dicadeviagem

ah, não esqueça de marcar a Viaje Bem Brasil no instagram @viajebembrasil

Imagem representativa: Conheça em Caldas Novas a Serra de Caldas Novas | Conhecer Agora