Casarão dos Gonzaga em Caldas Novas

Com dois andares construídos em adobe, no ano de 1908, o casarão dos gonzaga hoje abriga o Centro de Apoio ao Artesão.


CASARÃO DOS GONZAGA

Com dois andares construídos em adobe, no ano de 1908, o casarão dos gonzaga hoje abriga o Centro de Apoio ao Artesão. Possui diversas peças antigas doadas por fazendeiros da região e um fogão à lenha. Em sua feira de artesanato o turista pode adquirir lembranças de sua viagem.

 

O Casarão dos Gonzaga em Caldas Novas é um convite a história, aqui você além de conhecer parte de Caldas Novas também terá a oportunidade de participar de diversos eventos culturais e artísticos:

  • - Feiras de artesanatos
  • - Rodas de Capoeira
  • - Forró e outros festivais de dança
  • - Festivais de bebidas
  • - Festivais Gastronômicos

...

Pouco da história desse lugar maravilhoso:

Foi construído como casa térrea por Orcalino Santos e posteriormente passado a seu cunhado, Coronel Gonzaga, que o transformou em um sobrado e nele passou a morar. Hoje abriga o centro de apoio ao artesão e a cultura local. Casarão dos Gonzaga é de fato um monumento histórico que preserva parte da história riquíssima de Caldas Novas.

O Casarão dos Gonzaga é um dos pontos turísticos de Caldas Novas mais representativos e com razão, pois aqui se trata de uma obra colonial do século XX.

Esse exemplo da arquitetura goiana do início do século XX com portas, janelas e pé direito altos são caracteristicas da época que tinha por objetivo amenizar o calor. Hoje o Casarão conta em seu acervo com objetos típicos de uma casa da época, como o tear, a carda e a roca (Palavras novas para muitos de você imagino!). Também abriga uma exposição de artesanato local, como rendas, colchas, tapetes, botinas e licores, e peças de cerâmica, pintura e escultura de artistas locais que você pode adquiri-los e assim continuar ajudando na preservação desse marco da história de Caldas Novas.